21/07/2023

Enfermeiros fiscais do Coren-RO e Coren-AC são capacitados

Fiscais foram capacitados em central de material e esterilização e hemodiálise.

Equipe de fiscalização do Coren-RO.

As enfermeiras fiscais do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Marisa Miranda e Lillian Sampaio, promoveram treinamento em Central de Material e Esterilização (CME) e Hemodiálise,  para enfermeiros fiscais de Rondônia e do Conselho Regional de Enfermagem do Acre (Coren-AC) com o objetivo de aprimorar a fiscalização, considerando as particularidades assistenciais de cada área. O treinamento ocorreu na sede do Coren-RO, nesta quinta-feira e sexta-feira.

Durante o evento, Lillian Sampaio, abordou a importância do papel da fiscalização na Central de Material e Esterilização. Ela enfatizou que a equipe de fiscalização deve garantir que todas as atividades e procedimentos relacionados à enfermagem nessa área estejam em conformidade com as normas, legislações e padrões técnicos estabelecidos.

“Além disso, a fiscalização também tem o objetivo de verificar se os procedimentos estão sendo realizados corretamente, se os equipamentos estão adequadamente calibrados e identificar possíveis falhas para melhorar os processos”, disse.

Os treinamentos do Departamento de Fiscalização do Exercício Profissional (Defep) dos Conselhos Regionais de Enfermagem, estão previstos no Manual de Fiscalização, Resolução Cofen nº 617.

Marisa Miranda conduziu a discussão sobre a fiscalização na área de hemodiálise. “Discutimos como funciona o serviço de fiscalização, como devem ser feitas as notificações e como deve ser a nossa atuação. O intuito da capacitação foi estabelecer diretrizes para a atuação neste serviço específico”.

Marisa finalizou dizendo que durante as ações de fiscalização, os fiscais verificam o quadro profissional, condições de instalações e equipamentos, protocolo e procedimentos de segurança, registro e documentação, dentre outros.

O treinamento contou com a participação dos enfermeiros fiscais de Rondônia Juan Irineu l, chefe do Defep, Diogo Júnior e Aline Frazão e Ravena Ferreira, do Acre.

 


Fonte: Ascom Coren-RO



  • BannerLateralRevistsa-207x117
  • BANNER_CRT_207X117-207x117
  • acesso-200x90