Junho Vermelho: Coren-RO chama atenção para a importância da doação de Sangue
Junho é o mês conhecido como “Junho Vermelho”, dedicado à conscientização sobre a importância da doação de sangue. O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) chama atenção para este gesto e incentiva as pessoas a se tornarem doadoras.
A necessidade de sangue é constante e urgente. Hospitais, centros de tratamento e bancos de sangue dependem das doações regulares para garantir o suprimento necessário para atender diversos pacientes. No entanto, os estoques de sangue nem sempre são suficientes para suprir a demanda.
A doação é um ato simples, mas que pode ter um impacto imenso na vida de muitas pessoas. Uma única doação pode salvar até quatro vidas, pois o sangue coletado é separado em diferentes componentes, como hemácias, plaquetas e plasma, que podem ser usados individualmente, beneficiando diversos pacientes.
Segundo o Ministério da Saúde, até março de 2022, foram coletadas aproximadamente 732 mil bolsas de sangue. No Brasil, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue. O percentual corresponde a 1,6% da população brasileira e está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda que 1% a 3% da população de cada país seja doadora.
É importante ressaltar que qualquer pessoa em boas condições de saúde, com idade entre 16 e 69 anos, pode se tornar um doador de sangue. Antes da doação, é realizada uma triagem médica para garantir a elegibilidade do doador e a segurança tanto para ele quanto para o receptor. Além disso, todas as etapas do processo de doação são estritamente regulamentadas para garantir a qualidade e a segurança do sangue coletado.
Nos últimos anos, as taxas de doação de sangue apresentam-se estáveis, no Brasil. O Ministério da Saúde avalia que essa estabilidade indica um processo de conscientização da população, mas, reforça que é necessário promover e fortalecer as ações que estimulam a doação voluntária para manutenção dos estoques de sangue.
Para o presidente do Coren-RO, Manoel Carlos Neri, a doação de sangue é um gesto de solidariedade e empatia, capaz de fazer a diferença na vida de alguém em um momento de extrema necessidade. “Ao doar sangue, estamos oferecendo a chance de esperança e recuperação para pacientes que lutam contra doenças graves, acidentes traumáticos e complicações médicas”, diz.
Saiba onde encontrar um banco de coleta de sangue em Rondônia, clique AQUI.
Fonte: Ascom Coren-RO
Veja Mais
- 30/09/2023 13:03
MEC conclui relatório e abrirá consulta pública sobre EaD - 29/09/2023 11:58
Coren-RO não terá expediente no dia 2 de outubro – Criação do município de Porto Velho - 28/09/2023 17:38
Cofen lança cartilha com esclarecimentos sobre o Pós-Tec Enfermagem - 28/09/2023 17:37
Entenda o novo repasse do Ministério da Saúde para o Piso da Enfermagem - 28/09/2023 15:06
Coren-RO participa de pitstop sobre conscientização da doação de órgãos