Presidente do Coren-RO participa de mesa-redonda no 13º Senafis

Até a próxima quinta-feira (21/9), o evento reúne enfermeiros fiscais e assessores jurídicos para uma semana de conhecimento, capacitação e troca de experiências.
A atuação dos profissionais de enfermagem é um pilar fundamental do sistema de saúde, desempenhando um papel central na assistência aos pacientes e na promoção do bem-estar. Para garantir a segurança e a qualidade dos cuidados de saúde prestados, é essencial compreender as atividades privativas, potencialmente exclusivas e compartilhadas desses profissionais à luz da Lei do Exercício Profissional. No 13º Seminário Nacional de Fiscalização dos Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (Senafis), essa temática foi discutida em uma mesa-redonda conduzida pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Carlos Neri, Tycianna Monte Alegre, procuradora-jurídica do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o desembargador federal Rogério Favreto.
Neri explicou que a compreensão dessas atividades é fundamental para assegurar que a assistência à saúde seja prestada de forma segura e eficaz. “A Lei do Exercício Profissional estabelece diretrizes claras para a atuação desses profissionais, promovendo a qualidade dos cuidados e a proteção dos pacientes. Além disso, a colaboração entre os profissionais é fundamental para oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes, e o conhecimento das atividades privativas, potencialmente exclusivas e compartilhadas desempenha um papel central nesse processo”, destacou.

A programação está sendo transmitida de forma exclusiva para funcionários dos conselhos por meio do Cofenplay.
O seminário está sendo realizado na cidade de Bento Gonçalves, e conta com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). A programação está sendo transmitida de forma exclusiva para funcionários dos conselhos por meio do Cofenplay e inclui temas como gestão e questões jurídicas, além da atualização sobre novas resoluções voltadas para a fiscalização.
O Cofen, em conjunto com os Conselhos Regionais, tem acompanhando atentamente os desafios impostos às equipes de fiscalização do sistema, potencializados ainda mais com a chegada da pandemia da covid-19. Em resposta, vem promovendo ajustes necessários para garantir a adequação a esses novos tempos. Um exemplo desse esforço foi a aprovação, no último mês, do novo Manual de Fiscalização. O documento foi publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União (DOU), como anexo da Resolução 725/2023, que estabelece as diretrizes para o Sistema de Fiscalização dos conselhos.
Fonte: Ascom Coren-RO
Veja Mais
- 01/12/2023 16:36
Coren-RO e Subseções terão expediente interno dia 6 de dezembro - 01/12/2023 15:35
Ji-Paraná terá que disponibilizar enfermeiros no Centro de Saúde Dois de Abril - 01/12/2023 14:51
MEC suspende autorização para novos cursos EAD em 17 áreas - 30/11/2023 19:17
Coren-RO capacita enfermeiros em “Assistência ao Neonato na Sala de Parto” - 30/11/2023 10:39
7º Seminário de Comunicação integra Cofen e Conselhos Regionais